Freud e gravidez na adolescência

Rayssa Fernandes, Dayane Sant’ana, Luísa Motta e Nathalia Schimidt, estudantes de Psicologia da UFRJ, apresentaram nesta quarta, dia 5, o trabalho “Revivência do Complexo de Édipo e a Gravidez na Adolescência”. A pesquisa estabelece um paralelo entre estudos de diversos autores da psicanálise e a questão da maternidade precoce.

Segundo as estudantes, a gravidez na adolescência pode ser uma forma de inserção social da jovem, que poderia se posicionar socialmente como mulher-mãe. Outro ponto levantado foi identificar o motivo que leva muitas jovens a não utilizarem métodos contraceptivos, mesmo tendo informações sobre a importância do uso dos anticoncepcionais. “Uma das justificativas que apontamos para essa questão é uma revivência do complexo de Édipo”, conta Rayssa Fernandes. Complexo de Édipo, segundo estudos de Sigmund Freud, está relacionado a uma fase na qual a criança começa a entender a diferença entre gêneros e tende a se sentir atraída pela pessoa do sexo oposto no ambiente familiar.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008