Emília: um olhar sobre a boneca de pano

O projeto “Emília: um olhar sobre a boneca de pano”, apresentado por Eduardo Pereira no 3° dia da XXX Jornada de Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, explicou a importância da boneca de pano Emília para a obra de Monteiro Lobato na qual se insere.

O estudante explicou que a boneca é a peça mais importante do “Sítio do pica-pau amarelo” já que ela é a principal figura de abertura do imaginário e, na medida em que adquire o poder de fala, torna-se o centro de contestação e busca por outras verdades. A personagem Emília, segundo Eduardo, simboliza a desobediência e a impertinência – ao falar sempre o que quer, sem se importar com nada – e, dessa forma, simboliza também a busca por liberdade.  Ao contestar a verdade pronta, apresentada pela vovó Benta, ela alerta os outros personagens pela busca de sua própria verdade, “ela abre os olhos”, afirma o estudante.

Eduardo Pereira afirma, por fim, que as atitudes de Emília em geral, sua subversão e simbologia de liberdade fazem dela mais que uma boneca de pano.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008