Criação lexical nos sites de relacionamento

O Projeto “Criação lexical nos sites de relacionamento: a sintaxe até lá dentro” apresentado no 3° dia da XXX Jornada de Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, pela estudante Gabrielle Bonzoumet e orientado por Miriam Lenle, tem como objetivo demonstrar que há composicionalidade sintática na formação de palavras complexas – com mais de um sufixo categorizador – tomando como evidência criações lingüísticas encontradas em sites de relacionamento.

Gabrielle Bonzoumet percebeu que os usuários, apesar de não seguirem uma forma padrão, possuem a gramática da língua internalizada. Segundo ela, são capazes de perceber nas palavras as suas camadas semântico-morfológicas e exemplificou com alguns exemplos, como as palavras “desistimento” e “comparância”, no lugar de “desistência” e “comparação”. De acordo com a estudante, houve, nesses casos, apenas uma troca de sufixo, mas a idéia principal é compreendida já que a substituição é feita por um categorizador que possui a mesma função semântica. Prova-se, dessa maneira, que “há um sistema inato de pré-disposição para a linguagem”.

Leia aqui outras informações sobre a JIC 2008