Agenda 21 no Comperj

Para a instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, na região metropolitana do Rio, cerca de US$ 8 bilhões devem ser empregados. O tamanho do investimento levou os alunos do Instituto de Geociências Fernando Amaro Pessoa, Sebastião de Assis Brandão Junior, Márcio Luiz Gonçalves e Rodrigo Sá de Araújo, a pesquisar sobre o "Cumprimento da Agenda 21 no Comperj, e seus impactos associados", com a orientação da professora Josilda Rodrigues da Silva de Moura.

Até o momento, os estudantes, além de coletaram informações no site da Petrobrás, foram a campo realizando cerca de 50 entrevistas com a comunidade e organizações não-governamentais (ONGs) ligadas ao projeto da Agenda 21. Eles ouviram pessoas em Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis. São os municípios que receberão impacto direto com a instalação do Comperj.

A metodologia em uso pela Petrobrás é a recomendada pelo Ministério do Meio Ambiente para Agendas 21 Locais, a qual envolve as seguintes etapas: Mobilização para sensibilizar Governo e Sociedade; Criação de um Fórum da Agenda 21 Local; Elaboração de um Diagnóstico Participativo; Elaboração de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (atual estágio); Execução do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável; Monitoramento e avaliação do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável.

Segundo o aluno Fernando Amaro Pessoa, a Agenda 21 estimula o exercício da cidadania, a mobilização social e a formação de parcerias entre os diversos setores da sociedade para o alcance da sustentabilidade social, ambiental e econômica. Na área de influência do Comperj, as Agendas 21 Locais terão amplitude municipal e regional. O objetivo é atingir um acordo baseado em políticas setoriais e projetos locais. O trabalho com as comunidades acontece em parceria com ONGs de perfil socioambiental e experiência de campo.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008