A ópera vai à escola

A maior parte da população vê a ópera como arte distante. Alunos da Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ) e da Escola de Música (EM/UFRJ), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, decidiram lutar pela integração da ópera e dos estudantes da rede pública de ensino. Eles acreditam que podem conseguir aproximar um pouco mais as crianças das escolas públicas desse tipo de espetáculo.

Além da integração, os outros objetivos são possibilitar a interação dos alunos de Graduação e Pós-graduação de diversas áreas através da preparação da peça e também desenvolver o senso crítico dos espectadores através da ópera. Os resultados, segundo os graduandos, foram extremamente satisfatórios até o momento. “As crianças interagiram muito bem durante o espetáculo. Às vezes elas falavam ‘Olha ali o vilão! Ele está escondido!’. Elas tiveram várias participações. Foi espetacular”, declararam durante a exposição.

A divulgação do trabalho ocorreu por associações com as escolas, que trataram de familiarizar os alunos com o conteúdo da Ópera. Os ensaios tiveram início no final de fevereiro desse ano e estenderam-se por dois meses. As apresentações da obra aconteceram após o término do período de preparação, de 27 a 30 de maio, no auditório Leopoldo Miguez, na Escola de Música. O projeto “A Escola vai à Ópera” foi apresentado no “5º Congresso de Extensão da UFRJ”, que acontece até o dia 7 de novembro no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN/UFRJ).

Leia aqui outras matérias sobre o 5º Congresso de Extensão