A intervenção da violência na configuração territorial carioca

No terceiro dia da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JIC 2008), os estudantes Bruno Castro e Rafaela Gonçalves apresentaram nesta tarde, 5 de novembro, o trabalho “Mapeamento Preliminar das Zonas de Fronteiras entre o Tecido Urbano e Informal na Cidade do Rio de Janeiro”.

A pesquisa busca relacionar a questão da violência urbana à reconfiguração da cidade. Os alunos analisam conflitos existentes na região e a segregação sócio-espacial, bem como a intervenção de situações de violência na formação do tecido urbano. São estudados ainda projetos municipais que visam o desenvolvimento de comunidades carentes, como o Favela-Bairro.

O estudo é orientado pelas professoras Rachel Coutinho, Eliane Bessa e Luciana Andrade.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008