Temas e Tipologias Aplicados aos Trabalhos Finais de Graduação

As alunas Amanda Cardoso e Paula Brunete apresentaram o projeto Temas e Tipologias Aplicados aos Trabalhos Finais de Graduação. Maria Ângela(DARF) e Vera Regina (DPA) orientaram o trabalho.

O trabalho tem caráter quantitativo e fundamenta-se na pesquisa de opinião.Entre os temas abordados estão a duração dos cursos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFRJ, as mudanças no curricullum, o que os alunos acham que deve ser mantido na FAU, as expectativas profissionais, a expectativa de trabalho e os temas dos trabalhos finais.

As preferências notadas foram o aumento no período para a conclusão do curso; uma maior ênfase na prática profissional e integração interdisciplinar; manutenção das aulas externas, da carga horária e do sistema de disciplinas eletivas; temas de maior recorrência nos trabalhos finais são cultura, lazer e saúde.

As expectativas futuras das estudantes são fazer outros tipos de pesquisas e fomentar as mesas redondas com profissionais da área na FAU.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008