Software cria museu virtual

Utilizando recursos de computação e de realidade virtual, o estudante Diego Jesus Penaforte Parreiras desenvolveu um software que permite a recriação de um museu real na tela do computador. O trabalho, intitulado “Museu e realidade virtual: a virtualização do Museu ‘D. João VI’ na UFRJ”, foi apresentado nesta terça-feira (04/11), no segundo dia da XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.

Orientado pelos docentes Celso Guimarães, Luis Antonio Braga e Sonia Gomes Pereira, Diego se dedicou ao estudo de modelagens e texturas para elaborar um programa que dá ao usuário a sensação de estar fisicamente dentro do museu, caminhando e apreciando as obras. “A tridimensionalidade permite que a pessoa visite o ambiente, interaja com as esculturas e até produza seus próprios quadros. Isso traz novas possibilidades de arte”, afirmou o estudante, que espera que a ferramenta também auxilie no planejamento de esquemas de segurança para museus que dificultem o roubo de peças.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008