Os gases de efeito estufa com a produção de alumínio

Não é recente a preocupação com as emissões de gases de efeito estufa causadas pelas atividades humanas, como o da indústria de alumínio. A estudante Laura Albuquerque, graduada em Engenharia Química pela UFRJ, optou por focar seu trabalho final de curso – “Estudo de Caso das Emissões de Gases de Efeito Estufa na Produção Primária de Alumínio” – na identificação dos principais gases emitidos por uma determinada indústria do segmento na região sudeste do país.

Para esse ramo da economia, o estudo traz a possibilidade de identificar as etapas de produção mais poluidoras e, com esses dados em mãos, desenvolver maneiras de se reduzir as emissões nocivas. Através do estudo de caso, Laura procurou ilustrar como são feitos os cálculos que determinam as quantidades de compostos gasosos lançados na atmosfera. Albuquerque empregou três parâmetros para limitar sua pesquisa: emissão de combustíveis fósseis por fontes paradas (geradores) e fontes móveis (caminhões, aeronaves, etc); emissão pela produção primária de alumínio; e, emissão pela produção de energia elétrica.

A engenheira contou com a orientação de Aline Sarmento Procópio, doutora em meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora adjunta do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ).

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008