O design aplicado à criação de ambientes educacionais

O design aplicado à criação de ambientes educacionais. Esse foi o tema do trabalho apresentado por Camila Gomes, aluna da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ. Camila começou a pesquisa devido à necessidade de fazer uma autoração dos filmes didáticos criados por alunos do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ. O projeto contou com a orientação da professora Izabel Goudart.

O projeto cria uma interface entre as novas tecnologias digitais e a sala de aula.”O objetivo central do trabalho é destacar a importância da linguagem visual como mediadora de uma metodologia de ensino e uma aprendizagem atual”.

Ao longo de sua apresentação, Camila destacou ainda a importância da interdisciplinariedade e defendeu o rompimento com a forma tradicional de ensino. Prender a atenção do aluno através de imagens carregas de uma significação específica a cada disciplina é o compromisso do projeto.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008