Mulheres com história para contar

A oficina de verão realizada durante as férias de janeiro deste ano, no Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa (CRMM-CR), na Vila do João, foi tema do painel apresentado por Daniele Lopes, estudante de Direção Teatral da UFRJ, no segundo dia da Jornada de Iniciação Científica, 4 de novembro. “Teatro e histórias da vida na construção da cidadania” foi orientado pela professora Luciane Quintenilha, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ (NEPP-DH/CRMM).

Daniele conta que a oficina de teatro realizada com as mulheres participantes do projeto foi baseada em histórias reais contadas por elas mesmas no livro “Uma Maré Cheia de Histórias”.

– A oficina foi muito importante por elevar a auto-estima dessas mulheres, ao mostrar que, ao contrário do que ela pensavam no início do projeto, que elas têm história pra contar e que outras pessoas querem ouvi-las – afirma Daniele.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008