Jornada e Congresso de Extensão começam hoje

Veja o vídeo dessa matéria

Começou, nesta segunda-feira (3), a XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JIC 2008). A abertura do evento, no auditório Roxinho, do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), aconteceu em conjunto com a abertura do 5º Congresso de Extensão.

Estiveram presentes ao encontro o reitor Aloísio Teixeira; a pró-reitora de Graduação (PR-1), Belkis Valdman; a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2), Angela Uller; a pró-reitora de Extensão (PR-5), Laura Tavares; a coordenadora da JIC 2008, Sandra Azevedo; a coordenadora do Congresso de Extensão, Ana Inês Souza; a decana do CCMN, Ângela Rocha; e o presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Rui Garcia Marques.

Sandra Azevedo, que, além de coordenadora da Jornada, ocupa o cargo de superintendente acadêmica da PR-2, destacou o esforço necessário à realização do evento. Ela destacou a importância do apoio do CNPq, da Faperj, da FUJB, da Petrobras e da Eletrobrás para a efetivação da JIC 2008. A professora ressaltou também como ponto alto da apresentação de trabalhos, que acontecerá até sexta-feira, dia 7, a oportunidade de alunos, professores e funcionários técnicos-administrativos conhecerem as atividades desenvolvidas pela UFRJ nas esferas científica, artística e cultural.

Já Laura Tavares enfatizou que, pela primeira vez, a UFRJ realiza, simultaneamente, uma Jornada e um Congresso de Extensão. Para a pró-reitora, esse episódio demonstra que a universidade está colocando na prática a indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. “Para a formação dos nossos alunos, essas três áreas não podem estar divididas. Afinal, o saber é indivisível”, pontuou.

Segundo o reitor Aloísio Teixeira, a simultaneidade dos eventos revela a integração entre as pró-reitorias de Graduação, Pós-graduação e Extensão. Em seu discurso, Aloísio lembrou a necessidade de haver mais recursos para congregar um número cada vez maior de estudantes em eventos como esses.

Ainda sobre recursos, o reitor falou a respeito do orçamento da UFRJ. De acordo com ele, a expectativa é de que a universidade feche o ano de 2009 com déficit zero e que, já em 2010, possa discutir a utilização do superávit orçamentário. Aloísio mostrou-se preocupado com a crise financeira internacional e fez um alerta: “Temo que o Brasil insista em políticas econômicas equivocadas, que aumentem os juros e cortem os gastos públicos. Devemos nos manter atentos ao curso que o Brasil irá tomar. Não podemos deixar essas políticas atingirem a Educação”.

A UFRJ em Números

As pró-reitoras de Pós-graduação e de Extensão apresentaram algumas estatísticas dos eventos iniciados nesta manhã. Angela Uller resgatou a história e mostrou o crescimento da Jornada de Iniciação Científica ao longo de 3 décadas. Em 1978, ano em que Giulio Massarani, cientista da Escola de Química e fundador da JIC realizou a primeira jornada, apenas 49 alunos participaram do evento, apresentando 30 trabalhos com 33 orientadores. Já em 2008, são 4.205 estudantes, que exibem 3.342 trabalhos, orientados por 3.080 professores.

O Congresso de Extensão, segundo Laura Tavares, experimentou um salto qualitativo desde 2005. Neste ano, o evento apresentará 379 trabalhos que envolvem 1.637 autores de 44 unidades distintas. A pró-reitora aproveitou a oportunidade para elogiar o Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec) e o projeto UFRJ Mar, duas iniciativas de Extensão do Centro de Tecnologia: “são projetos que geram experiências inovadoras que integram Extensão com Ensino e Pesquisa”.

O evento de abertura foi encerrado com uma apresentação musical realizada por alunas da Escola de Música (EM) da UFRJ.