Futuros professores refletem sobre a educação física escolar

Alunos da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) apresentaram hoje, 4 de novembro, o painel que refletia um conflito comum em recém-formados na área: a diferença entre o que é aprendido na universidade e o que é praticado nas escolas. Com o título “Teoria X Prática”, o projeto é fruto de análises realizadas durante o trabalho no Colégio Aplicação da UFRJ (CAP-UFRJ), na Lagoa.

Para Thiago Moura Vieira da Silva, um dos autores do trabalho, o objetivo principal da educação física escolar é introduzir e integrar os alunos, dentro da Educação Infantil e Ensino Médio. A idéia é que os alunos pratiquem as atividades não apenas como um movimento repetitivo, mas sabendo o objetivo do processo. “A Educação Física é muito mais do que chegar à escola e deixar a bola correr; é conscientizar o aluno do mundo que o circunda”, diz Thiago.

Segundo ele, uma possibilidade para o próximo passo da pesquisa seria comparar alunos formados pelo CAP, onde o trabalho já é realizado, com estudantes formados por um colégio normal. Thiago acredita que, dessa forma, o grupo poderá transformar as conclusões em dados estatísticos, facilitando a compreensão do estudo. O projeto é orientado por Eduardo Faria, professor da EEFD.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008