Filme como recurso didático

Novos recursos didáticos para o ensino fundamental podem ser obtidos pela exibição de filmes que fazem parte do cotidiano das crianças. Essa é a conclusão dos estudantes do Departamento de Geografia da UFRJ Márcio Luiz Gonçalves D’Arrochella, Felipe da Silva Alves, Paulo José Casado de Lima e Pedro Moreno Rocha Lemes, orientados pelos professores do departamento e do programa de pós-graduação em Geografia, Evaristo de Castro Junior e Ana Maria Lima Daou quanto ao filme Madagascar. A pesquisa, intitulada “Interpretação biogeográfica e cultural do filme Madagascar e sua aplicabilidade como recurso didático para o ensino fundamental”, partiu de conceitos da geografia como “espaço vivido”, “refúgio” e “dispersão de espécies” para analisar as abordagens do filme.

Segundo informou Márcio D’Arrochella, do 8º período de geografia, Madagascar segue uma nova tendência dos filmes da Disney, mais voltados para questões ambientais e menos para as relações de amor e amizade entre os personagens, verificadas nos clássicos “Cinderela” e “Branca de Neve”. O filme apresenta diversos elementos culturais e biogeográficos, tais como o espaço vivido pela zebra e a relação de afetividade que ela parece ter com o ambiental natural no qual jamais viveu ou a noção de cadeia alimentar, presente quando o leão vê a zebra presa natural.

A aplicação de um questionário para alunos da 5ª série após o filme demonstrou que esse pode ser um recurso didático importante para abordar questões da geografia. “No entanto, apesar da sua utilização ter sido positiva para o ensino fundamental e o questionário ter se mostrado útil para a substituição do relatório aberto, o filme, ao colocar os habitantes locais da ilha tropical como alegres e dançantes o tempo todo, apresenta olhares preconceituosos sobre as pessoas e os trópicos de forma subliminar”, ressalta Márcio D’Arrochella.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008