Fé e diversão na Bola de Neve Church

Rock, reggae, praia, surf e bíblia. Estes são os costumes de jovens que freqüentam a igreja Bola de Neve Church. Segundo a autora do artigo apresentado hoje na JIC 2008, Cristiane Candido, jovens são atraídos pela nova religião não apenas pela linguagem que a igreja assume, mas também pelo fenômeno do neopentecostalismo que permite a entrada de ministérios menos conservadores na esfera religiosa global. Além dessa questão, Cristiane procurou entender a grande aceitação da Bola de Neve por parte dos adolescentes. Ela diz que houve uma ressacralização dos elementos mundanos, como estilos musicais e atividades de lazer antes vinculadas aos profanos, somada a permanência de princípios bíblicos como guia de vida.

Ao contrário do que se pensa, aponta a estudante de Ciências Sociais da UFRJ, a Bola de Neve Church tem em seu cerne um conservadorismo relacionado aos padrões de sociabilidade dos fiéis. Depois que entram na igreja, eles mantêm seus hábitos e comportamentos, mas em passeios, excursões e outras atividades promovidas pela própria igreja. Cabe aos jovens também converter e evangelizar seus amigos. Entrar na Bola de Neve, portanto, fica mais fácil por não se ter que romper com velhos hábitos.

O artigo de Cristiane, “Na Onda de Cristo e Cristo na Onda: Evangelização e Conversão de Jovens na Bola de Neve Church – “Igreja dos Surfistas”, foi orientado pelos professores Alexandre Fraga e Liana Cardoso, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008