Escrita auxilia no tratamento de pacientes psicóticos

O projeto de iniciação científica “Implementação de oficinas de escrita em instituições psiquiátricas”, elaborado por Élida da Silva Fernandes, bacharel em Letras- Português/Espanhol e aluna de licenciatura, e orientado pelo professor João Camillo Penna, mostrou como a linguagem pode se constituir numa poderosa aliada no tratamento da psicose. A estudante, que participa de oficinas terapêuticas em hospitais, exemplificou com textos produzidos por pacientes como a escrita transforma os sentidos.

Elida explicou que oficinas realizadas em instituições psiquiátricas podem utilizar diferentes técnicas, mas sempre objetivam a reconstrução do sujeito. “A implementação de atividades de escrita para pacientes psicóticos faz com que o indivíduo descubra seu poder de expressão. Através da prática criativa, eles colaboram para sua própria reinserção social”, afirmou a estudante.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008