Dança de salão é objeto de estudo na Educação Física

“Lazer” e “Profissão” eram as palavras estampadas sobre o colorido cartaz de Jéssyca Monteiro Ferreira, aluna do bacharelado em Dança da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ. Jéssyca apresentou hoje à tarde, no corredor principal do Centro de Ciências da Saúde, seu trabalho, que tem como objetivo fazer interagir esses dois conceitos, título do projeto exposto na JIC 2008.

A estudante escolheu como objeto de estudo os professores de dança de salão. Para ela, esses profissionais representam a conjunção entre lazer e profissão e estudar mais profundamente as práticas pedagógicas nesse contexto pode ser uma forma de ajudar a reforçar a base teórica na área.

Para realizar o estudo, que começou em 2004, a aluna entrevistou ícones da dança no Rio de Janeiro, como Carlinhos de Jesus e Jayme Aroucha, além de Maria Antonieta, a “dama dos salões”. De acordo com os estudos da sociologia das ocupações, profissão se diferencia de ocupação, já que a primeira teria um vínculo mais direto com formação universitária.

Para Jéssyca, essa formação é necessária para suprir demandas que percebeu durante as entrevistas, em que os professores admitiam ter dificuldade para, por exemplo, lidar com um público heterogêneo, característica entre alunos de dança de salão. No futuro, a aluna pretende promover o diálogo entre a Associação Nacional de Dança de Salão e suas reflexões sobre o assunto.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008