Crescem registros de patentes na Biotecnologia

Nos últimos três anos, foram registradas perto de 84 mil novas patentes na área da Biotecnologia no mundo, número muito superior aos registros que vinham sido obtidos até 2005, segundo Daniel Bicalho Hoefle, bolsista do CNPq e aluno do 11º período de Engenharia Química. Essa descoberta está presente no trabalho “Prospecção Tecnológica de Patentes de Fármacos Ligadas à Biotecnologia”, desenvolvido pelo graduando, sob orientação de Adelaide Maria Antunes, doutora em Engenharia Química pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ) e professora titular da Escola de Química (EQ/UFRJ).

Para chegar a esse resultado, Bicalho Hoefle utilizou o programa “Derwent Innovation Index”, pouco usado na América Latina. Ele usou como palavra-chave “biotec” e, a partir dos resultados encontrados, selecionou aqueles que estavam mais próximos à sua área de pesquisa.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008