Como igrejas encaram a homossexualidade

Por meio de entrevistas com fiéis e líderes religiosos, análises de documentos e de veículos de comunicação de igrejas evangélicas e católicas, Lucas Bilate, estudante de Ciências Sociais da UFRJ, pensou os impactos de visões sobre a homossexualidade. Artigos, notícias e outros tipos de textos, como testemunhos serviram de base para Lucas perceber que nos 11 sites analisados havia a condenação de posturas homoerótico, sob a justificativa de a Bíblia considerá-las pecado.

Lucas aponta várias passagens divulgadas na Internet de cunho preconceituoso relacionando a homossexualidade com abuso sexual e pedofilia. Os discursos de evangélicos e católicos vêem como alarmantes aprovações de leis que favoreçam os homossexuais. Aprovação de leis de adoção e união matrimonial de casais homossexuais, bem como a criminalização da homofobia, são vistos como ameaça à ordem social, atrelado a outros fatores de risco como a proliferação de doenças como a AIDS e o aumento da violência sexual.

Dentre os sites analisados, alguns apresentam a tentativa de evangelização e conversão de homossexuais, enquanto outros têm visão política, em oposição a aprovações de leis. O artigo “Discursos sobre a diversidade sexual entre evangélicos conservadores: análise de sites da Internet” foi desenvolvido por Lucas sob orientação dos professores do Instituto Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ Luiz Fernando Duarte, Leandro de Oliveira e Marcelo Tavares.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008