Bactéria é capaz de degradar queratina

O Brasil é o terceiro maior produtor de carne de frango no mundo, com uma produção anual de, aproximadamente, dez milhões de toneladas. No entanto, a carne dos animais gera também resíduos, como, por exemplo, as penas. Em “Influência do pH na produção de Queratinases por Bacillus subtilis Cepa 1271”, a estudante Ana Carolina Mazoto de Almeida, do curso de Engenharia Química da UFRJ, encontrou, por meio de uma bactéria, a solução para estes resíduos da indústria avícola.

– Cerca de 90% da composição das penas é a queratina, uma enzima de difícil degradação. Dessa forma, isolamos a bactéria Bacillus subtilis, que tem altas propriedades queratinolíticas, para conseguir degradar a enzima em fragmentos menores. Para isso, tivemos que descobrir o pH ideal do meio – explica a estudante que destaca ainda o uso das substâncias produzidas no enriquecimento da ração animal.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008