As variações na fala do S

Nesta terça-feira, 4 de novembro,  foi exposto na 30ª edição da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JIC 2008) o estudo “O –S Pós-vocálico na Fala Fluminense”. Daniel Silva, autor do trabalho, apresentou uma análise da fala, destacando a palatalização (modificação fonética) do –s pós-vocálico em 11 comunidades do Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro.

A variante –s palatalizada é a falada na capital do estado, constituindo-se assim como norma. É o famoso chiado do –s carioca. Segundo o estudante, a utilização de tal variante em outras regiões está então condicionada a aspectos sócio-históricos e ao grau de contato com a cidade do Rio de Janeiro. As localidades estudadas e que são mais afastadas da capital, como Quissamã e Santa Maria Madalena, a predominância é de variante –s alveolar, em que o som de s é substituído pelo som de z.

Orientado pela professora Sílvia Brandão, Daniel Silva cursa o 6° período de Letras-Português/Francês. O estudante destacou ainda que os municípios de Cabo Frio e Itaguaí, embora distantes da cidade do Rio de Janeiro, apresentam maior predominância da variante palatal. A ocorrência é justificada em Cabo Frio por esta ser uma cidade com forte presença turística e em Itaguaí por o município ter grande parte dos moradores trabalhando na capital.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008