As diferentes formas de lazer entre as gerações

“Lazer, cidade e controle dos espaços: diversidades entre duas gerações” foi o título do pôster apresentado pelos estudantes Sandro de Mello e Monique Costa, da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ. O objetivo do trabalho foi comparar as formas e os locais de lazer de crianças de gerações distintas. Para isso, os estudantes tiveram como objeto de estudo um grupo de alunos do Colégio de Aplicação (Cap), da UFRJ, e seus pais.

– Percebemos que, hoje, já não existe mais o tempo livre de antigamente. Antes, as crianças tinham muito mais liberdade para brincar, mas hoje isso não acontece mais. Existem diversos fatores para que isso aconteça. Um dos principais, analisados durante a pesquisa, foi a mudança de concepção sobre o espaço da rua. Antigamente, esse espaço era percebido como um lugar de socialização e lazer. Hoje, contudo, é entendido como um local violento e de ociosidade – conclui Sandro.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008