Alternativa para o transporte público no Rio

A carência de alternativas para o transporte dos habitantes do Rio de Janeiro levou os pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ) a desenvolverem o trem LEVMAG, que se move através de Levitação Magnética. Quando completamente desenvolvido, o trem surge como uma opção, mas há a necessidade de se aperfeiçoar o projeto.

Como o trem ainda não consegue dar partida sem ajuda de um impulso externo, o “Projeto LEVMAG de Pesquisa e Desenvolvimento da Levitação Magnética: Aplicações, Materiais e Tecnologias”, desenvolvido por Rafael Freitas, aluno do 9º período de Engenharia Elétrica, busca elaborar um motor de indução linear que possibilite a partida própria. Contudo, também há algumas arestas a se aparar no projeto. Freitas pretende aperfeiçoar os defeitos apresentados pela máquina para, futuramente, integrá-la ao LEVMAG.

Leia aqui outras matérias sobrea a JIC 2008