A influência da mídia sobre as crianças

A mídia pode influenciar nas brincadeiras infantis? Foi o que buscou investigar o estudo “A influência da mídia televisiva no brincar do sujeito-criança: testemunho de uma experiência em ambiente hospitalar”, apresentado pelos estudantes Thiago Coqueiro Mendonça e Aparecida Letícia Oliveira Mota, da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ. Thiago participa do Projeto Brincante, da EEFD, que realiza oficinas de jogos, movimento, artes plásticas e dramatização nas instalações do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG-UFRJ).

– Participando desse projeto, percebemos uma grande influência da mídia televisiva no brincar das crianças. Observamos que a televisão tenta homogeneizar os gostos por meio de seus programas, intervindo, até mesmo, nas crianças. No entanto, essa homogeneização ajuda na hora da interação. Se por um lado a mídia tenta impor sua ideologia, por outro, auxilia ao facilitar o brincar, já que as crianças passam a compartilhar gostos – afirma o estudante.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008