Vento e pressão atmosférica são temas de painel

O vento e a pressão atmosférica na costa do Rio de Janeiro: simulações de alta resolução relacionadas ao setor portuário e a geração de energia eólica. Essa é pesquisa que está sendo desenvolvida há cerca de um ano e meio por Thiago Carvalho de Sousa, estudante do 8º período de metereologia, sob orientação dos professores Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva, David Garrana Coelho e Luiz Rodrigo Lins Tozzi.

O trabalho se baseou na comparação entre quatro estações de dados existentes: Cabo Frio, Búzios, Macaé e São Tomé, além de uma simulação modelo para ver se os resultados dela eram ou não satisfatórios. “Observamos que a tendência dos ventos em São Tomé apresentou o melhor simulado e a partir disso, geramos gráficos de freqüência da velocidade dos ventos e freqüência da pressão. Eles nos permitiram concluir que o lugar não apenas é um bom para gerar energia eólica como também possui relevância para o setor portuário e de navegação, visto que os ventos na região são constantes e persistentes entre 4 e 10 metros por segundo”, explicou o estudante.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008