Um olhar sobre a Praça Mauá

Durante a JIC 2008, Philipe Roberto Asevedo Costa, aluno da Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ), apresentou um painel sobre o Acervo de Imagens das Fachadas do Patrimônio Edificado, Antigas e Atuais. Preservação da Identidade Cultural na Área Central do Rio de Janeiro-Praça Mauá. O projeto contou com a participação do professor Luiz Neves, além dos alunos, Claycianme Hortílio, Vagner Cerqueira dos Santos e Thiago Thuler.

– O objetivo central do projeto é criar um acervo de imagens, através da documentação das fachadas de edificações de interesse histórico e arquitetônico.Visando disponibilizar tais imagens não só para os profissionais da área, mas, principalmente, para a sociedade em geral – disse Philipe Roberto.

Philipe atribui o péssimo estado de conservação do patrimônio arquitetônico da Praça Mauá a  uma política que não valoriza a preservação e conservação do conjunto arquitetônico, que compõe o acervo de todo o centro histórico do Rio.

– Devemos disponibilizar um acervo de imagens que auxilie o trabalho de educadores do ensino médio e fundamental, objetivando conscientizar pessoas de segmentos sociais que estão fora do raio de ação da EBA, como as crianças das escolas públicas do Rio de Janeiro, por exemplo, sobre a importância cultural e histórica das edificações de sua cidade – afirmou Luiz Neves. O professor finaliza sua colocações enfatizando a importância de uma maior integração entre a universidade e os diversos setores sociais.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008