O Inferno de Dante nas ilustrações de Doré

Foi depois de ler “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, que Linda Miceli, aluna do 6º período de letras – Português/Italiano, resolveu se aventurar na iniciação científica. Neste primeiro dia da XXX JIC, a estudante e bolsista do CNPq apresentou seu trabalho intitulado “O inferno de Dante e as ilustrações de P. G. Doré: o texto e a imagem”, orientado pelas professoras Sonia Reis e Flora de Paoli.

Interessada pela descrição que o renascentista faz do inferno, Linda descobriu as ilustrações de Doré, que retratam o Canto I da obra. “Meu objetivo é mostrar através do poema e das gravuras como se dá a relação entre texto e imagem”, destacou a estudante.

Na primeira parte de sua pesquisa, Linda aprofundou seus conhecimentos sobre semiótica e técnica artística para analisar os quadros do Canto I, dando destaque às tonalidades utilizadas por Doré. Nas próximas etapas do trabalho, a aluna pretende se dedicar às ilustrações referentes ao Canto III e ao Canto VIII.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008