Microorganismos na decomposição da matéria orgânica

Bárbara Gabriela Lopes, estudante de Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia, apresentou o trabalho “Peptidases Extracelulares de Amostras de Fungos Isolados do Solo”. De acordo com Bárbara, o estudo envolveu a análise de fungos isolados do meio-ambiente e avaliou o papel dos microorganismos na decomposição da matéria orgânica.

– Trabalhamos com penas, que são resíduos da indústria avícola. Como as penas são de difícil degradação, tentamos reaproveitá-las de modo a produzir queratinase, enzima que degrada a queratina presente nelas -, explica Bárbara. A estudante revela ainda que, embora esteja em fase de produção, o trabalho é de grande relevância para o campo da pesquisa, já que a literatura sobre o assunto ainda é insuficiente.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008