Era uma vez…

Sob a orientação da Professora Márcia de Assunção Ferreira, as estudantes Lívia Rodrigues e Priscilla Valladares, da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), da UFRJ, apresentaram o trabalho “A Leitura Mediada como Estratégia de Cuidado Lúdico: Contribuição ao Campo da Enfermagem Fundamental”.

O estudo buscou avaliar as contribuições deste tipo de atividade para o tratamento e a recuperação de crianças hospitalizadas. Para isso, foram entrevistados, além de dez crianças e seus respectivos acompanhantes, sete mediadores de leitura e dez profissionais de enfermagem que participam do projeto voluntário “Biblioteca Viva”, desenvolvido pelo Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), da UFRJ.

Segundo Lívia, o lúdico pode ser empregado na área médica de forma a estimular o cuidado humano e ampliar a visão do enfermeiro para além de uma observação apenas fisiopatológica. A aluna destaca ainda que é fundamental analisar as possibilidades de integração da leitura mediada no cotidiano da criança hospitalizada. “A criança hospitalizada, mesmo doente e internada, não perde o desejo por brincar e receber carinho. Portanto, a leitura mediada é uma forma de desligá-la do ambiente hospitalar e melhorar sua estadia no hospital”, acredita Lívia.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008