Discutindo a Tuberculose

“Deficiências de Micronutrientes e sua Relação com Tuberculose Pulmonar” foi o título do trabalho apresentado pela estudante Monique de Oliveira Gomes, do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da UFRJ. Conforme mostrou o estudo, a tuberculose é a principal causa de morbi-mortalidade por doença infecciosa no mundo. O Brasil, por sua vez, está entre os 22 países com maior incidência da doença. Levando em consideração esse panorama, a estudante analisou o estado nutricional de pacientes portadores de tuberculose em duas unidades de saúde do Rio de Janeiro, o Hospital Estadual Ary Parreiras e o Hospital Santa Maria. No período de março de 2007 a abril de 2008, além da coleta de dados dos pacientes, foram colhidas mostras de sangue para exame laboratorial, que avaliaram os níveis de vitamina A, proteína C reativa, zinco e ferro.

Segundo Monique, mais da metade dos pacientes se encontrava em estado de desnutrição. “Os resultados foram preocupantes, uma vez que a desnutrição e a carência de alguns micronutrientes estão relacionados tanto a maior susceptibilidade à doença, quanto ao seu agravamento”, afirma a estudante.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008