Crime e espetáculo

Em “O Espetáculo do Risco: Análise da Cobertura Midiática dos Ataques do PCC”, Fernando Velasco faz uma análise das matérias jornalísticas sobre a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Na apresentação, Fernando procurou mostrar como telejornais, baseados na idéia de risco e sofrimento evitável, se apropriam do ponto de vista das vítimas. Segundo ela, as notícias fortalecem a relação de intolerância ao outro à medida que faz a separação entre “nós”, vítimas, e “eles”, criminosos.

O espetáculo se relaciona com a “ficcionalização” do crime, tais como ocorre na literatura e no cinema, gerando na sociedade a sensação de medo, insegurança e vulnerabilidade. Segundo o estudante, a mídia exerce influência nos acontecimentos, pois muitos infratores cometem crimes para ganhar repercussão.

Feita em co-autoria com Pedro Lerner, a pesquisa de Fernando faz parte dos trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Mídia e Medo do Crime da Escola de Comunicação da UFRJ, sob orientação do professor Paulo Vaz.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008