Chupetógrafo desvenda a descoberta da linguagem pelos bebês

Utilizando um chupetógrafo — aparelho que capta as reações dos bebês em relação a estímulos de linguagem através de sensores ligados a uma chupeta — criado pelo CEFET/RJ e pela engenheira Aline Gesualdi, Alex Carvalho, estudante do 3º período da graduação em Letras – Português/Francês, concebeu a pesquisa “Construindo um chupetógrafo como instrumento no entendimento sobre desenvolvimento de linguagem”, orientado pela professora Aniela Improta França.

Partindo da hipótese de que as crianças percebem primeiramente as vogais para depois apreenderem as consoantes, o estudante explicou que o objetivo do trabalho é verificar quando começa a identificação das consoantes e qual o ganho cognitivo dessa descoberta. Bebês voluntários entre quatro e seis meses de idade estão sendo monitorados a fim de analisar como a apresentação de estímulos se reflete na associação entre palavras e objetos.

— Provavelmente, o bebê começa a representar objetos e palavras no cérebro em um momento anterior à fonação das palavras, o que está relacionado ao tônus muscular e ao amadurecimento do aparelho fonador. Como afirmou Chomsky, “as pessoas pensam coisas e falam coisas” — concluiu Alex.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008