Boa relação interpessoal é item importante para policiais civis

Felicidade e Bem-estar Subjetivo entre Policiais Civis foi o tema do painel apresentado por Ana Espois, estudante do 8º período de Psicologia da UFRJ, no primeiro dia da Jornada de Iniciação Científica. Também participam da pesquisa Yuri Coutinho, Juliana Lopes, Flávia Lana, Bernardo de Souza e Alessandra Magalhães, todos estudantes do Instituto de Psicologia da Universidade.

A estudante explica que o tema escolhido pretende mostrar quais são os valores relacionados à felicidade e ao bem-estar na avaliação dos policiais. O trabalho foi orientado por Carlos Américo, professor do Instituto.

Na pesquisa, aparecem tópicos como relacionamentos interpessoais, auto-realização, atividades de lazer e valores humanos. “Para nossa surpresa, as relações humanas foram as mais indicadas, com 37,5%. Esperávamos que a principal reclamação recaísse sobre a falta de salário, de equipamentos”, afirmou a estudante. Segundo ela, o resultado corrobora a tese de que a afiliação e os relacionamentos interpessoais são itens que trazem mais felicidade.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008