Avaliação das distribuições de dose em tratamento braquiterápico de próstata

Com orientação dos professores Simone Coutinho Cardoso e Alessandro Facure Soares, o estudante de Física Médica Lucas Paixão Reis falou sobre uma das formas de se tratar o câncer de próstata: a inserção de pequenas sementes compostas de diversos elementos químicos na região cancerosa.

Essa forma de tratamento diz respeito à colocação de materiais radioativos junto ao tumor. Como as altas doses de radiação são liberadas apenas na área de implantação, um menor número de células saudáveis é afetado. A Braquiterapia pode ser dividida de acordo com as taxas de doses de radiação e o local de aplicação.

Reis apresentou as indicações, vantagens, desvantagens e efeitos colaterais da técnica do implante permanente de sementes na próstata. Em seguida, ele destrinchou as etapas do planejamento do tratamento e o cálculo das doses a serem aplicadas. Por fim, o aluno explicou que com o estudo quer avaliar a distribuição de sementes levando em conta diversos problemas do atual modelo de tratamento.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008