A Rainha Boudica na literatura inglesa do século XIX

"Traços do passado Celta na identidade e poesia inglesa do século XIX". Esse foi o trabalho apresentado pela estudante da Faculdade de Letras, Beatriz Oliveira, na XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.

Durante sua exposição, Beatriz explicou a importância da Rainha Boudica para a literatura inglesa, a partir do século XIX, com o escritor Alfred Lord Tennyson.

Nessa época, a sociedade vitoriana fez uma reapropriação da imagem da Rainha Boudica em função desta ter sido a primeira rainha de relevância na história britânica.

Boudica era a rainha dos Icenos – povo Celta –  e viveu em 60 D.C. Ela ficou conhecida por liderar a revolta contra os romanos e por lutar por vingança ao não ser reconhecida como rainha após a morte de seu marido.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008