A Internet como ferramenta educativa

Orientados pela Professora Alicia Regina Navarro, os estudantes Rachel de Figueiredo e Cláudio Alberto Monteiro, da Faculdade de Medicina (FM) da UFRJ, apresentaram o estudo “Importância da Utilização da Internet como Ferramenta Educativa: O ‘Projeto Vivências’ e a Busca de Iniciativas Semelhantes nas Escolas Médicas Brasileiras”.

O trabalho se dedica à pesquisa de iniciativas na área médica que sejam semelhantes ao Projeto Vivências, desenvolvido em parceria pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES), pela Faculdade de Medicina e pelo Instituto de Psiquiatria (IPUB), da UFRJ. De acordo com Cláudio, o Projeto cria um ambiente virtual de aprendizagem para que as impressões sobre as experiências de adoecimento e tratamento dos pacientes sejam compartilhadas entre alunos e professores pela Internet. Dessa forma, os autores do estudo analisaram o material disponibilizado nos sites das Faculdades de Medicina do país vinculadas à Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). “Pesquisamos, no site da ABEM, as instituições associadas para verificar se tinham projetos parecidos com o Projeto Vivências ou voltados para a área de educação. No entanto, percebemos que não existe projeto semelhante no Brasil, o que ressalta sua importância. Com seu desenvolvimento, ele poderá ser utilizado no ensino de diversos profissionais de saúde e vir a contribuir para a experiência de cidadania dos pacientes”, observa Rachel.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008