Categorias
Memória

A chegada da Coroa e seus reflexos na construção do Brasil

O Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ) realiza nesta segunda, dia 3, a abertura do seminário “Dois séculos de Brasilidade: da transferência da Corte aos países lusófonos e hispânicos”. O encontro acontece no Fórum de Ciência e Cultura, que fica no campus da Praia Vermelha.

O evento é a continuação do encontro internacional “200 anos: da Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, da Abertura dos Portos às Nações Amigas, e Seus Reflexos na Arquitetura e no Espaço Brasileiro”, realizado ano passado.

Durante uma semana, serão abordadas as diferentes ambiências físicas, históricas e culturais, desde a chegada da Coroa Portuguesa ao Rio de Janeiro até a atualidade, ressaltando as conseqüências do deslocamento do eixo administrativo para o Atlântico Sul e a constituição dos países lusófonos e hispânicos.

A programação hoje começa com a exposição de painéis, às 15h30, no Átrio do Fórum. A conferência de abertura será às 17h, no Salão Pedro Calmon, seguida por uma apresentação do Coral da UFRJ, às 18h15, na Capela São Pedro de Alcântara. Às 19h, no Salão Dourado, acontece o concerto “Música na UFRJ”. O lançamento do livro “Dois Séculos de Brasilidade: da Transferência da Corte   aos Países Lusófonos e Hispânicos”, está previsto para as 20h no Salão Moniz de Aragão.

Mais informações, ligue: 2598-1661 / 2598-1662; ou envie um e-mail para lmgazzaneo@gmail.com ou secretaria@proarq.ufrj.br