A análise artística e acadêmica do Carnaval na JIC 2008

No primeiro dia de apresentações da XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JIC 2008), estudantes da Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ) apresentaram trabalhos de análise artística e cultural acerca do Carnaval.

Em “Os Bastidores do Carnaval: da criação à execução de fantasias”, Ricardo Lichtenfels, aluno do curso de Artes Cênicas da EBA, traçou um abrangente panorama do processo de criação de todo o Carnaval. Direcionando sua análise especificamente para as fases de produção das fantasias, o estudante destacou que estas estão diretamente relacionadas ao enredo escolhido pela Escola de Samba.

No trabalho com orientação da docente Helenise Guimarães, Ricardo Lichtenfels apontou também que as alegorias e os adereços que compõem a fantasia  abrigam um conjunto de signos em que estão referências históricas, sociais e bibliográficas. Por fim, o aluno esclareceu a importância de seu estudo destacando a notoriedade do próprio Carnaval. “Essa festa , utilizada pelo homem para perpetuar sua história, é um marco folclórico que faz com que o Brasil seja conhecido no mundo”, concluiu.

Ainda na temática Carnaval, foi apresentado o trabalho “Fernando Pamplona: um nome na história cultural carioca”. Orientados pelos professores Murillo Mendes e Helenise Guimarães, os cinco alunos — Daniel Mello, Gabriel Melgaço, Gabriel Mello, Márcio Carvalho e Rafael Menicucci — que compõem o grupo apresentaram um vídeo explicativo do projeto. Este se materializa e pode ser visto no site www.memoriaeba.com.br, espaço eletrônico que busca resgatar a memória artística e cultural da Escola de Belas Artes.

Durante a exposição do trabalho, os estudantes ressaltaram que os desfiles de Escolas de Samba podem ser divididos em antes e depois de Fernando Pamplona, visto que, ao ingressar no universo do Carnaval, o ex-diretor da EBA uniu o mundo acadêmico à cultura popular.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008