Na próxima terça-feira (14/10), às 14 horas, o Centro de Letras e Artes (CLA/UFRJ) promove a mesa-redonda O cinema e o teatro se insurgem: novas linguagens em cena. O encontro faz parte da programação do evento 68: Utopias nas Ruas, que rememora os acontecimentos artísticos, políticos e culturais do ano de 1968.
Os convidados Ivana Bentes, diretora da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ) e apresentadora do programa Curta Brasil, e Alcione Araújo, dramaturgo, roteirista e romancista, falarão sobre fatos marcantes da história do cinema e do teatro brasileiros — como a montagem da peça Roda Viva, de Chico Buarque, no Teatro Ruth Escobar (São Paulo) e a vitória do filme O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, no Festival de Brasília de 68 — ocorridos neste rico e difícil momento para as artes cênicas no país. O debate será mediado por Edwaldo Cafezeiro, professor emérito da UFRJ e co-autor de História do Teatro Brasileiro.
Antes da mesa-redonda, às 13 horas, estudantes-atores do curso de Teatro da UNIRIO realizarão uma leitura encenada da peça O rei da vela.
O evento acontece no saguão do prédio da Reitoria, na Cidade Universitária.