Escola de Música homenageia Nicanor Teixeira

A Escola de Música da UFRJ presta uma homenagem a um dos mais importantes compositores para o violão no Brasil, Nicanor Teixeira, que completa 80 anos em 2008. A homenagem intitulada "Nicanor Teixeira 80 anos: A ilustre tradição do violão brasileiro", sob a coordenação do  professor Bartolomeu Wiese,  acontece, entre os dias 11 a 14 de novembro, das 10 às 12h, na Sala da Congregação da Escola de Música.

Durante a programação, serão realizadas audições comentadas, abertas aos estudantes de violão e interessados na obra do compositor. Serão realizadas também mesas com temas sobre a obra do compositor, que contarão com a participação de músicos renomados como Edino Krieger, Ricardo Tacuchian, Luiz Otávio Braga e Turíbio Santos.

No dia 14, no mesmo local, às 18h, haverá uma homenagem, em forma de concerto, com a participação de diversas gerações de violonistas, que executarão um repertório, passando pela música urbana carioca e outros gêneros brasileiros como lundus, batuques, cateretês, ponteios, valsas, modinhas, temas nordestinos, entre outros.

O evento será filmado pelo cineasta sueco Lars Westman para documentário sobre a vida e a obra de Nicanor Teixeira.

O compositor
Aos 80 anos, nascido no interior da Bahia, Nicanor Teixeira veio para o Rio de Janeiro em 1948, trazendo uma rica vivência da música regional  nordestina. Sua dedicação posterior ao choro e ao profundo estudo da música erudita, sobretudo a do barroco, resultou em uma pungente e diversificada contribuição à história do Violão Brasileiro.

Para Turíbio Santos, renomado concertista, professor da Escola de Música e diretor do Museu Villa-Lobos sobre Nicanor Teixeira, “o compositor representa para o violão brasileiro a síntese exata de uma erudição musical aliada a mais pura tradição popular do violão no Brasil. Seu virtuosismo como intérprete lhe permitiu uma grande liberdade de criação em seu instrumento. A sua obra tanto interessa ao estudante de violão como ao concertista, pela riqueza técnica e inventiva musical”.

Confira abaixo a programação:

10h – Recitais comentados
Nicanor Teixeira 80 anos: A ilustre tradição do violão brasileiro
Brasilidade e concepção sonora em Nicanor Teixeira
Mesa:
Edino Krieger (compositor), Turíbio Santos (Diretor do Museu Villa-Lobos/UFRJ), Dr. Luiz Otávio Braga (Diretor da Escola de Música Villa-Lobos da UNIRIO), Bartholomeu Wiese (UFRJ/mediador)
11h15min – Audições com estudantes comentadas por Nicanor Teixeira

10h – Nicanor Teixeira: a mÚsica de um violonista-compositor
Mesa: Nelson Macêdo (compositor/UFRJ), Maria Haro Escola de Música Villa-Lobos da UNIRIO), Dr. Nícolas de Souza Barros Escola de Música Villa-Lobos da UNIRIO), Luiz D’Anunciação (percussionista OSB/compositor), Roberto Velasco (UFRJ/mediador)
11:15h – Audições com estudantes comentadas por Nicanor Teixeira

10h – Referências na obra de Nicanor TeixeirA
Mesa: Dr. Ricardo Tacuchian (compositor, presidente da Academia Brasileira de Música), Jodacil Damasceno (UFU/violonista), Léo Soares (Decano do Centro de Letras e Artes/UFRJ), Graça Alan (UFRJ/mediadora)
11:15h – Audições com estudantes comentadas por Nicanor Teixeira

18h – HOMENAGEM A NICANOR TEIXEIRA
Concerto de Encerramento: Jodacil Damasceno, Adler
Tatagiba, André Trindade, Antônio Duarte, Artur Gouvêa, Bartholomeu Wiese, Clayton Vetromilla, Cyro Delvizio, Duda Anizio, Fabio Neves, Fabrício Eyler, Felipe Rodrigues, Francisco Gouvêa, Humberto Amorim, Ivan Paparguerius, Luciana Requião, Luiz Carlos Barbieri, Mara Lúcia Ribeiro, Marco Antônio Lima, Marcus Ferrer, Maria Haro, Nícolas de Souza Barros, Paulo Pedrassoli, Roberto Velasco, Tulio Gomide, Vera Andrade, Vinicius Perez, Wagner Meirelles, Quarteto Carioca de Violões e Violões da UFRJ.