Categorias
Memória

Constituição Federal completa 20 anos

Confira a matéria em vídeo do evento "20 anos da Constituição cidadã, a luta pelos direitos sociais: conquistas e novos desafios", que de 20 a 22 de outubro, trouxe especialistas, juristas e pesquisadores para debater a Carta Magna de 1988.

Intelectuais, políticos e jornalistas discutiram os direitos sociais após 20 anos de vigência da Constituição brasileira. O fórum destes debates foi o evento “20 anos da Constituição cidadã, a luta pelos direitos sociais: conquistas e novos desafios”, uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual de Campinas.

Na UFRJ, o evento aconteceu entre os dias 20 e 22 de outubro, no salão Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura, campus da Praia Vermelha.

Mais do que uma discussão, os participantes do encontro fizeram uma reflexão sobre os avanços, as conquistas e as contradições da Carta Magna.

Nos três dias de debates, questões específicas foram abordadas como o déficit da previdência, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), os 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), a política de emprego e qualificação de mão de obra, o papel da universidade no debate da seguridade social e o balanço final do seminário.

Veja aqui o vídeo sobre o evento.

Leia sobre os três dias do seminário:
20 anos da Constituição Federal: primeiro dia de debates
Previdência e assistência social marcam segundo dia de debates sobre a Constituição
Encerramento do ciclo de debates sobre a Constituição lota salão Pedro Calmon