Termina amanhã a Semana de Ciência e Tecnologia

Até dia 25 de outubro acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) UFRJ 2008. O objetivo do evento, organizado pela Pró-reitoria de Extensão (PR-5), é levar a ciência de forma inteligível à população….

Teve início na manhã dessa quinta-feira (23/10), a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizada no Hangar do campus da Cidade Universitária. Os principais objetivos do evento são: promover, divulgar e debater os assuntos de ciência e tecnologia, em todo o país, por meio de atividades diversas.

Para a edição deste ano, a UFRJ preparou um grande circuito entitulado “Numa noite na floresta”, idealizado sobre o tema da SNCT deste ano: Evolução e Diversidade. Estudantes e professores são convidados para uma caminhada, onde o cenário reproduz uma noite na Mata Atlântica, o que faz com que o público se perceba inserido no ecossistema. Também foram recriados o dia na Mata Atlântica, na restinga e o litoral do Brasil. A fauna e flora recriadas encantaram os presentes.

Segundo a organização da Semana a cada hora cerca de 300 crianças, de escolas Municipais e Estaduais, chegam à exposição, que foi concebida de forma a levar a discussão da evolução da natureza e da sociedade.

De acordo com a professora Maria Inês Nunes Barbosa, da 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal São João Batista, localizada em Cordovil, na zona norte do Rio, exposições como a Semana de Ciência e Tecnologia "preparam as crianças para que elas comecem a se acostumar com as diferentes formas da natureza, inclusive alertando para as questões do meio ambiente, e estimulando a busca pelo conhecimento em sala de aula", afirmou a professora.

A afirmação de Maria Inês fica clara na empolgação de uma de suas alunas, Jéssica Pereira, de 11 anos, "está sendo muito legal e interessante a gente poder ver como é a vida na floresta, como são os animais. Dá vontade de aprender e conhecer mais", que interrompeu, rapidamente, sua curiosidade para falar conosco durante o passeio pela "Mata Atlântica".

O evento busca a integração das diferentes áreas do conhecimento e para a sua realização, foi necessária a conexão de diversas áreas, como: as Artes, a Química, a Biologia, a Física, a Engenharia, a História e a Geografia, por exemplo.

A programação do evento visa discutir diversos assuntos, como a evolução da vida, a seleção natural e a diversidade biológica e ambiental. Vários estandes foram montados para atrair a atenção das crianças, que aprenderam brincando. Dentre esses, jogos interativos sobre a viagem de Charles Darwin ao Brasil e curiosidades sobre a biodiversidade nacional agitaram o Hangar.

As diversidades étnicas, culturais e sociais também foram debatidas. Afinal, o Brasil também se constitui delas. Estão perceptíveis em sua visão, em sua fala, em seus sons e ritmos.

A Pró-reitora de extensão, professora Laura Tavares Soares, afirmou que "é fundamental e importante para a universidade essa integração entre a academia e a comunidade". Ela ainda ressalta que a Semana de Ciência e Tecnologia na UFRJ este ano está superando suas expectativas, destacando a participação de alunos de diversas áreas, e inclusive o apoio do Museu Nacional e da Fundação Planetário do Rio de Janeiro.

A SNCT/UFRJ acontece até amanhã, dia 25, no Hangar da Cidade Universitária.