Hospital Universitário recruta pacientes com doença pulmonar

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ está recrutando pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) para pesquisa clínica com broncoscopia e implante de válvula no pulmão. A doença que consiste numa obstrução do fluxo de ar nos pulmões e tende a progredir com o passar dos anos, atinge mais de cinco milhões de pessoas no Brasil. Por ano, 30 mil pacientes falecem de DPOC, que é a quinta causa de morte no país, segundo dados de 2001.

Os pesquisadores estão recebendo pacientes para participar da pesquisa e fazer o tratamento que consiste na realização de um exame chamado broncoscopia, pela qual são colocadas seis válvulas no pulmão do paciente. Essas válvulas perfuram a parede do brônquio e, com isso, atingem as áreas do pulmão que estão hiperinsufladas, com isso a região desinsufla imediatamente.

Os pacientes que quiserem participar da pesquisa, devem ligar para 2562-2194 ou para 3105-0064 e marcar uma consulta. “Temos recebidos pacientes de outros médicos, de hospitais públicos, privados e pacientes do próprio Hospital Universitário. Estamos abertos para qualquer paciente, seja daqui ou de outros hospitais”, afirma a pesquisadora Marina Lima.

O Hospital fica na avenida Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Leia mais sobre a pesquisa