Alunos de nível médio e fundamental descobrem a Biofísica

Como parte da contribuição do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, começou na última segunda-feira, 20 de outubro, o "Descobrindo a biofísica". O evento se estende até o próximo dia 22 e permite a visita de estudantes da rede pública e privada aos laboratórios do IBCCF.

Organizado com o apoio da coordenação de atividades de extensão (CATE-IBCCF), a iniciativa busca a interação de alunos de ensino médio e fundamental com as atividades realizadas diariamente no Instituto.

– Para alunos da rede pública, estadual e municipal, participar do "Descobrindo a Biofísica" é uma oportunidade única de conhecer laboratórios de pesquisa com a qualidade que nós temos aqui. – ressalta Tânia Ortiga Carvalho, coordenadora da CATE.

Durante os três dias de atividades, os estudantes inscritos assistem a palestras sobre graduação em Biofísica e visitam diversos laboratórios como os de Bioengenharia de Sistemas, Bioquímica Renal, Glicobiologia e Investigação Pulmonar, onde podem fazer cultura de células, estudar células-tronco e microscopia.

– Deve ser feita uma inscrição gratuita, porque os laboratórios comportam certo número de pessoas. A coordenação de extensão fez contato com diversos colégios e eles responderam mostrando interesse. Então, destinamos dias para cada instituição – explica Tânia.