IQ inaugura seu novo laboratório de análise de biocombustíveis

O novo Laboratório de Biocombustíveis e Derivados de Petróleo (LaBiPetro), vinculado ao Programa Químico de Petróleo – PRH01 e sob coordenação da Profa. Jussara Lopes de Miranda, a ser inaugurado nesta segunda-feira, 20/10, no Pólo de Xistoquímica Professor Cláudio Costa Neto, vai se dedicar a análises de combustíveis – os biocombustíveis, em especial. Ele também cuidará da capacitação e formação de recursos humanos na área de análise de combustíveis.

O LaBiPetro foi construído e equipado, até o momento, com recursos do PRH01, e receberá também aporte financeiro proveniente do projeto “Formação de Recursos Humanos em Processos de Produção e Análise de Biodiesel no Programa de Químico de Petróleo do Instituto de Química da UFRJ”, aprovado pelo CNPq e coordenado também pela Profa. Jussara. No Laboratório serão realizadas aulas experimentais da disciplina “Técnicas e caracterização de derivados de petróleo I”, cursada por alunos da Graduação e da Pós do IQ, assim como atividades de pesquisa e de cursos de extensão.