Direitos Humanos, trabalho escravo contemporâneo e agronegócio

De 22 a 24 de outubro será realizado, no Auditório Manuel Maurício Albuquerque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ, o seminário “Direitos Humanos, trabalho escravo contemporâneo e agronegócio”, promovido pelo Grupo de Pesquisa de Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC) do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) do CFCH, em colaboração com o Instituto de Economia (IE), a Escola de Serviço Social (ESS) e a Faculdade de Educação (FE), todos da UFRJ e com o Movimento Humanos Direitos (MHuD).

Vinculado ao seminário, a partir do dia 20/10, no Palácio Universitário, prédio do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), de 9 as 18 horas, terá lugar uma exposição de fotos e documentários de trabalhadores da cana com visita guiada. Além da exposição, também acontecerá, no auditório Manuel Maurício Albuquerque do CFCH, nos mesmos dias (entre 20 e 24/10), a “II Reunião Científica Trabalho Escravo Contemporâneo e Questões Correlatas”.

Leia abaixo, a programação do seminário:

22 de outubro – 18hs às 21hs
Mesa: FORMAS CONTEMPORÂNEAS DE ESCRAVIDÃO, MIGRAÇÃO E O AGRONEGÓCIO

– Professor Dr. José Roberto Novaes (IE-UFRJ);

Participação:
– Dr. Francisco José da Costa Alves, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
– Dr. Marcelo Campos (assessor da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e coordenador nacional do Grupo de Especialização Móvel, Brasília, DF);
– Sra. Carmem Bascaran Collantes (Secretária Executiva do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia (MA)

Mediação:
– Professora Dra. Adonia Prado (GPTEC e FE/UFRJ);

Lançamento do documentário “Migrantes” (de José Roberto Novaes, Francisco Alves e Cleisson Vidal) e do livro Migrantes – trabalho e trabalhadores no complexo agroindustrial canavieiro (Editora da UFSCar, 2007) organizado por José Roberto Novaes e Francisco Alves.

23 de outubro – 18hs às 20hs
Mesa: OS 60 ANOS DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL: BALANÇO

– Professora Mariléa Venâncio Porfírio (diretora em exercício do NEPP-DH

Participação:
– Dr. José Damião de Lima Trindade (x-presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo, escritor);
– Dr. José Batista Gonçalves Afonso (assessor jurídico da Comissão Pastoral da Terra (CPT – Marabá/PA);
– Ministro Paulo Vannuchi, da Secretária Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH);
Dr. Aloísio Teixeira (reitor da UFRJ);
DH);

Mediação:
– Sra. Dira Paes (atriz e diretora-geral do  MHuD)

20hs às 22hs
ENTREGA DO PRÊMIO JOÃO CANUTO DE DIREITOS HUMANOS, DO MHUD

Sra. Dira Paes

Premiados:
José Batista Gonçalves Afonso; Carmem Bascaran Collantes; José Damião de Lima Trindade; Fabiane Lobo; Tico Santa Cruz; Grupo Guarani da Praia Camboínhas (Niterói); Gutti Fraga, Lívia Santos Aroeira

20 A 24 DE OUTUBRO DE 2008
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO