Começa o 6° encontro UFRJ/ANP

Hoje (20/10), foi dado início ao “6° Encontro dos Programas de Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo e Gás da UFRJ/ANP”, que se estende até amanhã (21/10). A cerimônia de abertura aconteceu no Auditório do Roxinho, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN/UFRJ).

Estavam presentes Angela Uller, Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa; Eduardo Mach, Superintendente Geral de Graduação; João Graciano Mendonça Filho, Diretor do Instituto de Geociências; Walter Suemitsu, Decano do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ); Cassia Turci, Diretora do Instituto de Química; Luiz Antônio D’Ávila, Diretor da Escola de Química; Segen Farid Estefen, Diretor de Tecnologia e Inovação do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ); Florivaldo Carvalho, Superintendente de Planejamento e Pesquisa da ANP e Jussara Lopes, representante dos Programas de Recursos Humanos da UFRJ.

Após a execução do Hino Nacional, Jussara Lopes agradeceu a presença de todos os participantes do evento. Depois, foi passada a palavra a Florivaldo Lopes, que, além dos tradicionais agradecimentos e cumprimentos, fez questão de frisar o compromisso da Agência Nacional de Petróleo com o desenvolvimento da pesquisa e da tecnologia voltadas para o setor. Lopes também esclareceu a origem do Programa de Recursos Humanos da Agência, cujo objetivo é justamente fomentar os estudos correlatos ao Petróleo, Gás Natural e aos Biocombustíveis. Além disso, o Superintendente comentou o volume de recursos destinados à consecução do alvo do PRH-ANP, que, segundo ele, provêm de uma pequena porcentagem dos royalties do Petróleo.

A apresentação oral dos trabalhos dos bolsistas do PRH-ANP, que ocupa boa parte do evento, seguiu a cerimônia de abertura. Estão previstas na programação ainda apresentações de trabalhos em pôsteres; inauguração do LabiPetro, no Pólo de Xistoquímica e mesa redonda com o tema “Resultados e perspectivas dos PRHs da UFRJ”.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas através do endereço eletrônico www.prh.ufrj.br.