UFRJ inaugura curso de pós-graduação em gestão na educação básica

A cerimônia de abertura do Programa Nacional da Escola de Gestores da Educação Básica foi realizada, nesta tarde (16/10), no Auditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo (CCHM). Compunham a mesa a Pró-reitora de extensão, professora Laura Tavares Soares, o Decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), professor Marcelo Correa e Castro, a diretora do Instituto de Química (IQ), professora Kátia Turce, o coordenador do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), Ageo Cavalcanti Junior, a diretora da Faculdade de Educação (FE), professora Ana Maria Monteiro, o representante da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro,  Evaldo Souza Bittencourt, o diretor substituto da diretoria de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional do Ministério de Educação (MEC), senhor Rafael Cunha e Silva, a secretária executiva da União Nacional dos dirigentes municipais de Educação do RJ, Marlize Cardoso e do coordenador geral do curso de especialização e gestão escolar em educação básica, professor Jaílson dos Santos.

Professores atribuem ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) valor de médio prazo e defendem que o bom resultado desse está relacionado com o comprometimento das Instituições de ensino público nacional.

Diante dos atores sociais do projeto: os professores, a pró-reitora em extensão, Laura Tavares, afirmou: “Vamos levar esse programa adiante porque queremos levar à população uma escola pública de qualidade”.

Segundo ela, a universidade pública não pode fugir aos seus compromissos nacionais como universidade nacional, que é contribuir e se comprometer com o resultado da educação em todos os níveis neste país. É preciso transformar e dar um salto de qualidade na educação deste país, para isso não se deve entender qualidade de forma instrumental, não se trata apenas do ensino da matemática e do português, mas em formar crianças que venham a ser cidadãos”, disse professora.

O Projeto
Organizadores do curso discutem sobre necessidade em democratizar o acesso às universidades, o que seria uma das metas a longo prazo que esta iniciativa promoveria.

O curso de pós-graduação Lato senso em gestão escolar do programa nacional de escolas de gestores da educação básica é realizado em parceria com as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e as  Secretarias estaduais e municipais de educação do país.

Seu principal objetivo é capacitar diretores e vice-diretores ou aqueles que atuam na gestão pedagógica das escolas pertencentes ao sistema público de ensino que apresentam baixo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).

Dados do senso escolar realizado em 2004 mostraram que no Brasil havia uma diversidade na formação dos dirigentes das escolas do sistema público de ensino, tendo em vista que 29% deles possuíam apenas formação de nível médio, 69% eram graduandos em curso superior e 29% estavam habilitados em cursos de pós-graduação Latu senso ou especialização.

– Na década de 20, tínhamos uma escola para preparar intelectuais, e outra para preparar profissionais. A realidade brasileira, hoje, é outra, muito mais dura. Temos uma terceira escola, uma que prepara analfabetos, que é a escola da rede pública – afirmou Jaílson dos Santos em referência aos dados da última Pesquisa Nacional Contínua por Amostra de Domicílios (Pnad), que revelaram que os alunos da rede pública estão entrando na escola e não conseguem cumprir oito séries sabendo ler e escrever. Para o coordenador que ministrou, hoje, a aula inaugural do curso, isso é motivo de requerimento de responsabilidade coletiva.

– Ao invés de atacar e procurar os culpados, acredito que a universidade, o MEC, as Secretarias e faculdades de educação têm um compromisso com a população: fornecer a essa, escolas públicas com padrão de qualidade de ensino sustentável – disse.