I Festival de tecnologias sociais e economia solidária na UFRJ

Nos dias 23 e 24 deste mês acontece, no bloco A do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), o “I Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária”. O evento é organizado pelo Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/UFRJ) e está articulado com a programação da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia UFRJ 2008”, que ocorre de 23 a 25 de outubro no Hangar da Cidade Universitária.

O Festival tem diversos objetivos. Dentre esses, os principais são aproximar a UFRJ dos movimentos sociais, promovendo, ao mesmo tempo, um intercâmbio de conhecimentos; achegar os trabalhadores ao meio acadêmico e propiciar a descoberta da Economia Social a alunos, professores e técnicos da Universidade.

A programação conta com eixos temáticos e mesas-redondas, que debaterão temas como “Cadeias produtivas e políticas públicas” e “Desafios para a sustentabilidade na Economia Solidária”. Haverá, inclusive, um curso de iniciação em Informática, ministrado pelo Laboratório de Informática para a Educação (LipE), produto da parceria entre o Soltec e o Fórum Estadual de Economia Solidária. Informações sobre o curso devem ser obtidas com Antônio Oscar, coordenador do evento, através do email anoscar@terra.com.br.

Apesar do público alvo do Festival ser os profissionais que lidam com Economia Solidária e com Tecnologia Social, a participação é livre e gratuita; contudo, algumas atividades a serem desenvolvidas têm limite de vagas e, portanto, o interessado deve inscrever-se o quanto antes no site do evento, www.soltecfestival.poli.ufrj.br.

O email oficial do Festival é  festivalecosol2008@gmail.com. O endereço do CT é Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária.