Categorias
Memória

Casa da Ciência apresenta filme de Michel Brunet

A Casa da Ciência da UFRJ, em parceria com o Consulado da França, apresentará, no dia 20/10, às 10 horas, o filme Toumaï: o novo antepassado, do paleoantropólogo francês Michel Brunet. Após a  exibição haverá debate, com tradução. A entrada é franca.

O filme apresenta, em forma de ficção, o resultado da descoberta científica do professor Brunet e sua equipe, que encontrou, no Chade, em 2001, o crânio do mais antigo fóssil de hominídeo do mundo, cuja idade foi avaliada em 7 milhões de anos. Essa descoberta revolucionou a teoria da paleontologia humana e levou os cientistas a reverem a concepção sobre a história das primeiras etapas da origem do homem.

Premiado no Festival Internacional de Filme Científico de Pequim, em 2006, no HD Film Festival de Paris, em 2006 e no Festival de Nova York, em 2007, o filme conta o renascimento de Toumaï, nome que significa "esperança de vida" e levanta as seguintes questões: será que Toumai é nosso antepassado mais antigo? Com que se parecia? Em que ambiente vivía?

No mesmo dia, às 16 horas, o professor Brunet também dará palestra na Academia Brasileira de Ciência.